Notícias

Notícia

Seminário discute acessibilidade para surdos.

24/06/2009

Nos dias 24 e 25 de junho no auditório da Associação Americana de Comércio AMCHAM, foram apresentadas diversas palestras e exposições das empresas que vendem produtos para Call Center e ou fazem prestação de serviços para as empresas de SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor. 

Neste momento, muitas empresas estão preocupadas com o Decreto 6523/2008 que regulamenta as normas de prestação de serviços de atendimento ao consumidor “Art. 6o O acesso das pessoas com deficiência auditiva ou de fala será garantido pelo SAC, em caráter preferencial, facultado à empresa atribuir número telefônico específico para este fim.”

Durante a apresentação do Consultor e Coordenador de Acessibilidade da Feneis, Sr. Neivaldo Augusto Zovico, foi colocado que o artigo que se refere ao telefone para surdos TS é dificilmente usado pelos surdos hoje em dia. Antigamente, quando não havia internet nem celular, o TS era muito usado (20 anos atrás), mas hoje não o usam porque existe celular que envia torpedo SMS e internet em atendimento on-line.

O custo do aparelho TS é o dobro em comparação com o computador e não traz as vantagens que existem no computador: possibilidade de uso do MSN e e-mail atendimento on-line.

O celular também tem vantagens, pois vai para qualquer lugar e, em caso de emergência, o Surdo pode enviar o torpedo de onde estiver. Por exemplo, quando estiver dirigindo um carro na estrada e de repente surgir um problema ao volante. Se houver atendimento por celular pela empresa de guincho, fica mais fácil o atendimento e rápida a comunicação.

Após a apresentação do Sr. Neivaldo, veio Carlos Paiva, Consultor Comercial de Telecomunicações da empresa Gênia Tecnologia, que apresentou uma inovação no mercado: um equipamento capaz de receber mensagens através de SMS dos celulares, atendimento online e TS – Telefone para surdos, instalado em Call Center.

As palestras foram concluídas com sucesso e foram esclarecidas as dúvidas das empresas que atendem por SAC.

Muitas empresas não sabem como comunicar-se com o surdo de forma eficiente e ainda pensam que o TS é novidade, sendo que todos os surdos sabem que este é um aparelho do passado.

Após as apresentações, foi a hora de conhecer os equipamentos em exposição no saguão do Congresso.

A Empresa HUAWEI estava mostrando uma Solução de Contact Center que utiliza comunicação por vídeo. Esse canal é muito importante para a comunicação dos Surdos.

A Pessoa Surda pode comunicar-se com o Contact Center de uma empresa usando vídeo fone e webcam de seu computador. A HUAWEI é a maior empresa da China no segmento de telecomunicações e redes de dados e vídeo. Recentemente instalada no Brasil, possui mais de 1.000 funcionários distribuídos por várias capitais e tem seu Centro de Desenvolvimento em Campinas SP.

Os representantes da HAUWEI receberam visita de um profissional da ANATEL e mostraram o benefício dessa solução para os Surdos. A reação deste profissional foi de total descaso. Disse que não era a sua área na ANATEL e que, para implantação como solução para Surdos, seria necessário Legislação especial. Nosso governo continua com estas burocracias tecnológicas e não se importa com a necessidade da Comunidade surda.

Mas o Consultor Prof. Neivaldo diz que irá enfrentar as dificuldades para que a comunicação dos surdos através da tecnologia para surdos seja reconhecida pelo órgão público junto com a comunidade surda e órgãos públicos.

Da esquerda para Direita, Andrea intérprete de LIBRAS, consultor Prof. Neivaldo e consultor Carlos Paiva que fizeram palestras no Seminário onde havia importantes empresas de Call Center.

O Consultor Prof. Neivaldo conheceu e fez o teste de comunicação em LIBRAS do vídeofone. Disse que a imagem estava perfeita para a comunicação dos surdos no Brasil. Agora, ele espera um reconhecimento do Governo para a implantação de Call Center com cam em todas as empresas.


Prof. Neivaldo Augusto Zovico - Professor de Matemática em escolas de Surdos, Consultor e Palestrante sobre Acessibilidade para Surdos e Deficientes Auditivos, Membro da Comissão de Estudos da Acessibilidade de Comunicação e Visual para pessoas surdas e deficientes auditivos - ABNT, Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos da FENEIS.



Voltar