Notícias

Notícia

BizTalking demonstra sua preocupação com a acessibilidade para surdos.

07/07/2009

No dia 07 de julho de 2009, houve uma importante reunião com a empresa de Call Center BizTalking, que tem projetos de abrir um atendimento mais especializado para as pessoas surdas e deficientes auditivos. Estavam presentes o Diretor geral Emilio Vian Vieira, o Diretor Rogerio Escaleira, o Consultor e Professor Neivaldo Augusto Zovico, a intérprete de LIBRAS Andrea Venancio e o surdo piloto de kart, Edson Honório da Silva Junior, amigo dos diretores da BizTalking.


A reunião aconteceu depois que o Diretor Geral da BizTalking assistiu à palestra ministrada pelo Prof. Neivaldo no Evento CRM+Call Center IP. O professor falava na ocasião da dificuldade dos surdos consumidores de se comunicarem, apesar de existir equipamento específico para isso: o TS – telefone para surdos. A dificuldade deve-se à dificuldade para se encontrar o equipamento no mercado, à falta de assistência técnica ao equipamento e à sua incompatibilidade com o modo de vida atual. Os surdos, pouco o usam, e as empresas somente suportam o equipamento para cumprir o Decreto 6523 do SAC.


“Nós os surdos acompanhamos a evolução das novas tecnologias, como o serviço de mensagens curtas via celular, o SMS e o Chat. Aproximadamente 90% dos surdos usam celulares. A grande maioria deles usa Chat na Internet para atendimento on-line”, dizia o prof. Neivaldo.


Depois que o Prof. Neivaldo apresentou o novo produto Videofone, os diretores perceberam a possibilidade de todos os surdos receberem um atendimento mais natural em Call Center, usando a linguagem LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Ficou clara também a importância dos Call Centers das Seguradoras receberem pedidos de assistência aos seus veículos via SMS.


Os diretores dizem que a sua preocupação vai muito além do Decreto do SAC e que gostariam de melhorar a acessibilidade a serviços para todos os surdos, que sofrem muito, pois não conseguem se comunicar. O piloto de kart Edson também gostou da reunião e da grande preocupação da BizTalking com a maior acessibilidade aos surdos.



Voltar